sexta-feira, 15 de maio de 2009

Tabuada de memória - José Chagas

.......................................................................................................

O mundo era assim um misto
de poesia e lavoura
e eu não sabia que isto
ia ser missão vindoura.

Havia no vôo das aves
qualquer coisa de mistério,
como segredos suaves
falando de um sonho aéreo.

E com meus olhos de infância
quantas vezes vi a vida
num sonho azul de distância
toda de paz revestida.

Tudo era azul nesses dias,
o céu, as flores, o ar
e as borboletas vadias
que eu não podia pegar.

Eu tinha esse azul por dentro
de mim mesmo como um sonho
que depois se fez o centro
de verve de que disponho.

Azul era nossa paz
feita horizonte de anil
cingindo o longe por trás
do meu sonhar infantil.

Todo azul era o infinito
que de tão azul doía,
ante o nosso olhar contrito,
no clarão no meio-dia.

Azul era o mês de maio,
de ladainhas e festa,
novenas que hoje ensaio
com o azul que ainda me resta.

Azul era a água mansa,
quando em meus sonhos eu pude
imaginar em criança
um mar azul no açude.

E mesmo a paisagem franca
que se destacava ao sul
se chamava serra branca
e em vez de branca era azul.

Azul era tudo quanto
coloria a vida em torno,
pois sempre o céu foi um manto
que o sertão tem como adorno.

E a infância assim dividida
entre labor e poesia,
reinava então na medida
em que o sonho a repartia.

........................................................................................................


(Trecho do livro Tabuada de memória)
_____________
Para adquirir o livro entrar contato com email:
deusanachagas@gmail.com

Nenhum comentário: